Digipix Day – RJ

Na semana passada, dia 26 de junho aconteceu a edição de 2018 do Digipix Day, no Rio de Janeiro. Evento da Encadernadora Digipix, que contou com palestras de temas variados como diagramação de álbuns, Fotografia de família e de Casamento. Além disso o evento contou com os lançamentos da encadernadora, como os Templates para capa de álbuns e novas funcionalidades do D-BOOK, a ferramenta de diagramação da Digipix.

Há alguns anos a encadernadora de álbuns Digipix resolveu se aproximar mais do seu cliente e deixou de participar dos grandes eventos da fotografia brasileira para oferecer uma experiência mais agradável a nós fotógrafos, que somos seu principal público. Dessa forma criaram o Digipix Day, que conta com palestras de fotógrafos de reconhecimento no mercado nacional, além da apresentação de novidades da empresa e seus produtos e um grande mostruário para podermos o material conhecer e manusear os álbuns e os foto produtos.

O dia começou com a apresentação dos novos Templates e Acabamentos, que com tecnologia exclusiva de impressão diretamente nas capas de couro, tecido e acrílico que podem ser usados nas capas dos álbuns ou nos diversos modelos de caixas e luvas.

A primeira palestra do dia foi da Renata Bitencourt, da Book 2 U, sobre a importância de ter um álbum de família, que representa uma herança afetiva. Ela deu dicas de conceitos básicos de design que não podem faltar na diagramação de álbuns, tais como Contraste, repetição, Alinhamento e proximidade, e cuidados estético como cores, formas, combinar o estilo do fotógrafo com os detalhes do álbum usando elementos e objetos do ensaio como parte da composição.

Além disso ela também enfatizou a importância do fotógrafo manter uma identidade única no seu site, redes sociais, orçamentos, álbuns e toda a parte visual do seu trabalho para criar uma harmonia entre eles e reforçar seu estilo para os clientes.

A Renata deixou uma reflexão importante: “Não quero deixar de herança para o meu filho uma pilha de HD ou uma senha de rede social. ”

No intervalo entre as palestras Cesar Castro, da Digipix, comentou sobre os mercados da fotografia de casamento e de família e deu ideias de como utilizar alguns produtos da Digipix para captar novos clientes.

A segunda palestra do dia foi da Carolina Pires, que começou contando sobre a sua transição da fotografia de casamento fotografando seu filho. Com uma palestra divertida e descontraída mostrando uma sequência de fotos no estilo “expectativa (com fotos lindas ao estilo Pinterest) x realidade” (com fotos não tão lindas assim dela com o filho). Dona de uma fotografia simples e com mensagens fortes em suas imagens, Carol finalizou com a mensagem de que “A fotografia somos nós. As pessoas não mudam, nós é que mudamos. “

No retorno do almoço foi a vez do casal André e Vera Martins subir ao palco para falar sobre a evolução da fotografia e para onde vamos no futuro? O que precisamos fazer para nos mantermos no mercado? Como respostas as suas próprias perguntas, o casal  citou a importância de mantermos o estudo, de termos um bom relacionamento com todos que participam do evento: Buffet, decorador, convidados … e ,principalmente, dedicação total ao Cliente!

Nesse intervalo foi a vez de falar sobre as novas funcionalidades da ferramenta D-Book

Para finalizar o dia, tivemos a presença de três feras da fotografia de família: Fernanda Giarato, Mari Siqueira e Karim Scharf. Com o tema de “O Poder da Fotografia”, as meninas fizeram uma rápida apresentação de cada uma de forma descontraída e divertida no telão. Mais uma vez tocaram no ponto que a fotografia não é só clicar e pronto. Devemos nos relacionar com os demais do nosso meio, seja outros fotógrafos, professores, o mercado e os clientes. Assim podemos aprender um com o outro p/ evoluir de forma mais rápidas.

Depois disso cada uma citou alguns erros que já cometeram e apresentaram alguns acertos que fizeram a diferença em suas carreiras as ajudando a superar as dificuldades de forma mais rápida.

E encerram a palestra concluindo que o poder da fotografia está nas pessoas e seu relacionamento com o mundo ao seu redor.

 

Finalizo essa cobertura contando um pouquinho da minha experiência com a Digipix.

Conheço a Digipix de longa data, sou cliente desde 2009 e sempre fiquei muito satisfeito com os álbuns que fiz com eles. Recentemente a empresa fez uma fusão com outro gigante do mercado de álbuns para fotógrafos, a Indimagem, e mudaram o parque fabril de São Paulo para Joinvile, SC. Em meio a esse processo de mudança, imprevisto aconteceram e com isso vieram os problemas de atraso na confecção dos álbuns e consequentemente nos prazos de entrega dos mesmos. Conversei por telefone em setembro de 2017 com o Cesar Castro, Gerente de Marketing da Digipix/Indimagem, que me explicou o ocorrido causado pela falta da instalação da ligação de energia elétrica por parte da Concessionária da região. Dessa forma estavam trabalhando com o uso de geradores, que não davam conta de utilizar todo o maquinário para a produção.

No começo do evento tive a oportunidade de conversar pessoalmente com o Cesar, que me garantiu que os problemas foram sanados e a produção está toda em dia. Fico muito feliz que tudo tenha sido resolvido, pois tenho um carinho muito grande pela encadernadora, que inclusive faço meus álbuns pessoais de família com eles.

 

Nos vemos na próxima coluna.

 

IMG_1978IMG_2008IMG_2003

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s